Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (35) 3332-6299

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
28/03
Chuva
Máx 23 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Chuva
Máx 25 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Chuva
Máx 26 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0
Domi
31/03
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 15 °C
Índice UV
10.0

HISTÓRIA

O Consórcio Intermunicipal é um pacto entre dois ou mais municípios que se comprometem  a executar, em conjunto, um determinado empreendimento. Trata-se, portanto, de uma modalidade de acordo firmado entre entidades da mesma natureza” Esta forma de associação permite aos Governos Municipais assegurar a prestação de serviços às populações”.

Os Consórcios Intermunicipais de Saúde em Minas Gerais já há mais de uma década vêm demonstrando a sua efetividade a partir de ações conjuntas de municípios buscando resolver problemas comuns mediante a ampliação da capacidade de atendimento aos cidadãos e do poder de diálogo das prefeituras junto aos governos estadual e federal. Alicerçados na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde , tais institutos ocupam hoje lugar de grande importância.

A saúde é um dos campos mais propícios ao consorciamento para prestação de serviços públicos por se tratar de um setor crítico no Brasil devido a grande necessidade de investimento e, ainda, pela proposta de descentralização extrema levada a cabo pelo governo federal. Os municípios, com sua autonomia garantida pela CF/98, se tornaram gestores do sistema de saúde local; prerrogativa constitucional de  mando único, devendo para isto estruturarem-se política e administrativamente. As discussões hoje giram em torno desta pseudo-autonomia garantida a municípios que, não são capazes de resolver grande parte dos problemas de saúde de seus habitantes, justamente por não contar com estruturas administrativas suficientes e eficientes, ausência de técnicos e recursos humanos em geral, precariedade de investimentos e, ainda, em razão de outras tantas dificuldades operacionais.
Falar em autonomia municipal sem perder a lógica e o sentido desse conceito começou a ser possível no momento em que tais municípios, em um acordo de cooperação, resolveram se consorciar.
Muitos dos problemas a cargo dos governos municipais  - os quais, na maioria das vezes, exigem soluções que extrapolam o alcance de sua capacidade resolutiva - foram quacionados com a criação e implantação de Consórcios  Intermunicipais a partir do enfoque da economicidade como meio para se alcançar resultados finais favoráveis.

Missão

Ser o fórum permanente de discussão para os Secretários Municipais de Saúde, promovendo a integralização dos municípios e  garantindo a sua representatividade enquanto mediador com as demais esferas da saúde pública.

Visão

Ser um órgão de cooperação em saúde, avançando como modelo colegiado para integrar a figura consorcial nas instâncias consultivas e deliberativas do SUS.

Valores

  • Ética
  • Cooperação
  • Transparência
  • Eficiência
  • Equidade
  • Credibilidade
  • Compromisso

 

 

DIA D COMBATE AO MOSQUITO

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

Facebook oficial não cadastrado

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

CONTATO

Rua XV de novembro, 420
Centro
São Lourenço - MG
CEP: 37470-000
Telefone: (35) 3332-6299
E-mail: diretoria.executiva@ciscircuitodasaguas.org.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 15:43:02

Consórcio Intermunicipal de Saúde - MG.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.